Como divulgar seu trabalho freelancer e conquistar mais clientes

 carreira de freelancer está cada vez mais em alta e oferece inúmeras possibilidades de trabalho. Hoje em dia, você pode trabalhar como autônomoem áreas como redação, produção de vídeo, consultoria, design e outras.

Mas também pode se dar muito bem bem em profissões mais tradicionais, como advocacia, arquitetura e engenharia.

Mas, para que tudo aconteça da melhor forma possível, é preciso conquistar clientes, não é verdade? E essa jornada não é tão simples assim. Com pouco de paciência, comprometimento e seguindo algumas práticas recomendadas, certamente você terá os resultados que almeja.

Por conta disso, reunimos neste post dicas para conquistar mais clientes e se dar bem na carreira de freelancer. Você quer mesmo aprender a promover seu trabalho e ganhar autoridade online? Então, está no lugar certo. Confira!

Tenha uma vitrine virtual

De nada adianta ter 5.000 amigos no Facebook, 500 curtidas a cada foto postada no Instagram, conhecer metade das pessoas da cidade que mora e não vender seus produtos ou serviços. O mundo tem de saber o que você faz da vida e se isso não está claro você dificilmente venderá seu trabalho.

Mesmo que você não seja um fotógrafo, um programador, um web design ou um jornalista — que são profissões em que é relativamente mais fácil vender serviços nos meios online —, é essencial criar uma vitrine online do seu produto ou serviço.

Nesse contexto, vale dizer que uma boa vitrine pode ser um site, um blog, uma fanpage ou um perfil no Instagram. O mais importante é que você mostre o seu trabalho e o ofereça para as pessoas certas. Além das profissões que citamos, criar uma vitrine na internet também vale se você atua como:

  • arquiteto;
  • advogado;
  • radialista;
  • cozinheiro;
  • babá;
  • diarista;
  • bombeiro hidráulico;
  • músico;
  • pintor;
  • professor de línguas;
  • editor de vídeo;
  • eletricista;
  • coach, etc.

Seja ativo na internet e nas redes sociais

Ter uma vitrine na internet é muito importante, mas de nada adianta se você não cuidar dessa vitrine de forma contínua. Para que as pessoas te encontrem na rede, é essencial que você alimente suas páginas e seus canais.

Ser ativo na internet, portanto, significa realizar um trabalho totalmente estratégico. Por exemplo, é essencial que você se planeje para criar um conteúdo relevante para sua audiência e também que fique sempre atento para responder rapidamente uma mensagem, um e-mail com pedido de orçamento ou alguma pergunta sobre o seu serviço.

Mostre que você está trabalhando e que realmente sabe como atender a um cliente no momento em que ele precisa.

Tenha um bom portfólio

Um portfólio é o cartão de visitas de qualquer profissional freelancer. É essencial para se mostrar para potenciais clientes e é muito mais importante do que um currículo. Por conta disso, deve estar sempre atualizado.

Nesse contexto, vale destacar que um bom portfólio não é classificado pela plataforma onde está, mas sim pelo formato ideal. A ideia é que ele fique claro para o cliente e indique que você é o profissional adequado que pode ajudá-lo.

Caso você seja alguém que atue com criatividade, por exemplo, vale a pena criar um perfil no Pinterest ou no Tumblr. No entanto, se o seu potencial cliente for uma pequena empresa que não usa muito a internet, é bem provável que ele nem saiba o que são essas plataformas.

Dessa maneira, você precisa apresentar um bom portfólio, sim, mas que seja dentro de um modelo que faz sentido para o seu mercado. Pode ser, inclusive, que você tenha mais de um portfólio. É possível ter uma versão online em seu site e outra em PDF, para mandar por e-mail.

Para te ajudar a construir um bom portfólio, siga essas dicas:

  • fale sobre sua trajetória profissional antes de ser freelancer;
  • liste seus principais clientes e projetos executados;
  • apresente algumas amostras de seus trabalhos;
  • destaque seus principais resultados alcançados;
  • deixe claro o que você faz, ou seja, enfatize o seu foco de atuação.

Use canais específicos do seu nicho

Além de sites e perfis profissionais nas mídias sociais, existem algumas redes voltadas para públicos e profissões bastante específicas. Essas plataformas podem ser muito bem aproveitadas para divulgar um novo trabalho e ainda ter destaque em um meio em que as empresas estão sempre atrás de novos talentos. Como exemplos, podemos destacar:

Behance

A plataforma Behance voltada para o universo das artes visuais, principalmente ilustração, fotografia motion design e web design.

Github

O Github tem foco na área do desenvolvimento e reúne trabalhos de profissionais de TI e programadores que atuam com várias linguagens e segmentos diferentes do mercado.

Medium

O Medium é uma ótima plataforma de publicação de textos é muito bem vista para publicar posts artigos e ideias que vendem seu trabalho como jornalista e redator.

Mostre que domina o assunto

Uma ótima forma de atrair novos clientes é mostrando que você é uma excelente profissional e uma pessoa que realmente entende aquilo que está fazendo. A ideia é produzir conteúdos que façam com que você se torne uma referência em um determinado assunto.

Nesse sentido, você pode falar sobre temas relacionados à sua profissão em blogs, canais no YouTube a até em podcast. O objetivo é que você chame a atenção das pessoas por meio do seu conteúdo e aí o público começará a te procurar de uma forma natural.

Produza conteúdo

De certa forma já destacamos que produzir conteúdo é essencial para conquistar novos clientes, mas é muito importante falar disso de forma detalhada. Você pode fazer isso no seu site ou blog e em redes sociais como o Linkedin e o Facebook. Isso é muito importante porque o mundo fica sabendo quem é você — e sabe que você trabalha como freelancer.

Falar sobre a área em que você trabalha como freelancer pode ser essencial para que potenciais clientes te encontrem e ainda tenham uma boa amostra da sua experiência. Mesmo que você não goste de escrever, você pode gerar conteúdos em inúmeros outros formatos, como vídeos infográficos, palestras, podcast. A lista é praticamente infinita.

Claro que os resultados não surgem da noite para o dia, mas você também não precisa se preocupar em investir muitas horas nisso. Pode ser que um único conteúdo assegure excelentes oportunidades para você. Lembre-se de que um conteúdo produzido hoje pode gerar resultados no curto prazo e também daqui a dois anos, por exemplo.

É preciso ter em mente que esse material precisa ser relevante para sua audiência. Ou seja, busque conhecer as principais dores dos seus clientes e busque ajudá-los por meio das suas publicações. À medida que você gera um conteúdo valioso, as pessoas começaram a te procurar forma natural. A consequência desse trabalho é mais vendas e mais faturamento na sua carreira de freelancer.

Se cadastre em plataformas de freelas

Uma outra forma de conseguir clientes é por meio das diversas plataformas de trabalho freelancer que existem na internet. Elas servem para ajudar profissionais como você. Independentemente da profissão que exerce. veja algumas dessas opções:

99 designs

Essa plataforma é totalmente voltada para o universo dos designers. O site99designs é uma das grandes referências para quem busca jobs na área de produção gráfica.

Upwork

O Upwork ferramenta é ótima para consultores, animadores, especialistas em call centers, vendedores, desenvolvedores e outros profissionais. Nesse site existem inúmeras oportunidades que, além de divulgar em vagas para vários profissionais, paga somente em dólar. Vale dizer há exigência do inglês fluente.

WeDoLogos

Com milhares de clientes cadastrados, a We Do Logos faz a conexão entre designers e redatores a empresas que buscam alguém para planejar, escrever, criar sites, peças publicitárias, logomarcas e outros projetos.

Rock Content

Você escreve bem e entende de marketing? A Rock Content é a empresa perfeita para você faturar uma grana extra ou até mesmo viver como freelancer de produção de conteúdo. O site oferece possibilidades para escrever, revisar, planejar estratégias e diagramar. Os freelancers têm contato com os clientes e contam com o intermédio da empresa, o que facilita bastante o trabalho.

Ajude e seja ajudado

Se você está dando os primeiros passos no mercado de trabalho e não tem muita experiência, então terá que ter um pouco de paciência até conquistar um lugar ao sol. Comece por baixo aceitando trabalhos mais baratos e aproveite para mostrar seu serviço em ONGs.

Dessa maneira, além de ajudar quem não tem recursos para pagar bem pelo serviço, você ganha experiência, portfólio e nome no mercado. Tenha em mente que mesmo os grandes profissionais que prestam serviço para marcas reconhecidas fazem algo pelos outros pelo simples prazer de ajudar quem precisa. O mais legal disso tudo é que muitas vezes esses trabalhos são os que mais chamam atenção.

Viu que não é tão complicado assim encontrar clientes dispostos a bancar pelo seu serviço de freelancer? Agora que você já sabe como conquistar novos clientes é o momento de mostrar seu trabalho para o mundo. Planeje-se de uma vez por todas e faça a diferença nesse mercado que cresce e ganha cada vez mais evidência no mundo.

Vivemos uma era em que a tecnologia e internet possibilitam inúmerasoportunidades de trabalho e, com certeza, aquele profissional que se dedica e se compromete tem espaço garantido no mercado, bem como consegue se diferenciar das concorrências.

Você já presta serviços de freela no mercado? Quais são suas principais dificuldades?  Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *